sábado, 19 de junho de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz?

Na chamada “era da informação”, onde a inclusão digital é matéria de ordem, sinto-me como um pássaro recém saído do ninho. Preciso conhecer melhor e aprender a manejar  um pouco a vastidão de informação tecnológica ao meu redor.
A tecnologia de maneira geral, está em constante evolução e nesse contexto, cabe a nós professores, de acordo com nossas possibilidades, tentar conhecê-la. A apropriação e aplicação dessa ferramenta ajudará a tornar a aula mais dinâmica e atrativa.
Sou muito curiosa e procuro despertar no meu aluno essa curiosidade. Fascinada pela informática, encontrei nela um link ideal para aprofundar meus conhecimentos, conversar com amigos, me apropriar de novas formas de ensinar. Quando tenho dúvidas em relação ao uso de um ou outro aplicativo, busco ajuda com colegas de trabalho e com alunos que manejam melhor que eu o dessa tecnologia. Nessa interação, e de posse das dúvidas esclarecidas, administro as informações adquiridas para ampliar o meu conhecimento e ajudar melhor aqueles alunos que ainda não sabem utilizar bem esse instrumento virtual.
A tecnologia, especialmente a informática, além de encurtar distâncias, expandir fronteiras num intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais, representa um modo diferente de efetivar a comunicação. Ela agrega valores rumo a uma educação de qualidade, integrando dimensões pessoais e tecnológicas. Nesse ínterim, faz-se necessário refletir e dinamizar a nossa prática pedagógica, organizar e aplicar conteúdos levando em conta o contexto do aluno, analisar métodos , interagir e partilhar as experiências vivenciadas na aplicação do uso da tecnologia na sala de aula e favorecer assim uma melhor educação e maior mobilidade social para os nossos educandos.

Adriana Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase

Marquee Text - http://www.marqueetextlive.com